terça-feira, 26 de maio de 2009

Começando...


Tá, finalmente eu matei a vontade e fiz um blog pra falar das minhas bobagens cotidianas. Um misto de Caio, Tati, Martha dá nisso: Fabi.

E qual vai ser o assunto do primeiro post? hmm
O sonho de ser colunista.

Confesso que no fundo sempre quis ir por esse caminho, mas sei lá, sempre foi segundo plano. Escrever é diversão, não pode se tornar profissão, senao perde a graça. Quando tinha meus quinze anos, deitava na cama e me imaginava uma grande jornalista, com uma coluna the best, estilo Martha no JB. Ela foi sim, minha primeira inspiração. Tudo começou com Paulo Coelho, e seu Maktub. Depois veio a Medeiros. E então, finalmente, veio o meu ídolo maior, Caio Fernando Abreu. Depois que comecei a ler o que ele escrevia, eu não consegui mais parar de escrever. Ai veio a Tati Bernardi, que sempre parece estar falando de mim. Vieram outros, claro, Fernanda Mello, André Gonçalves, etc... e eu fui ficando cada vez com mais vontade de me expressar, mas o tempo foi passando, eu fui crescendo, e hoje trabalho e estudo, não tenho tempo pra quase nada, fui deixando a vontade de lado. Mas vezenquando ela bate com força, e dessa vez, eu não quis fugir. Então, aqui é começo, o final, se é que vai ter final, só Deus sabe, por enquanto, só vou matar a vontade...

3 comentários:

Fernando Casaes disse...

Fabi,

Estou encantado com a sua escrita.
Não poderia ser mesmo muito diferente da sua fala sempre precisa e correta. Parabéns!

Agora, vamos lá: Quando vc escreve que "escrever é diversão, não pode se tornar profissão (...)", eu torci um pouco o nariz. Você diz isso colocando seu "sonho" de ser colunista em "segundo plano". Querida, deixe-me lhe dizer uma coisinha: Sonhos não precisam habitar planos espaciais e nem temporais irrealizáveis. Você não tem que dizer que tem um sonho guardado na segunda gaveta da cômoda do quarto de dormir de uma casa qualquer e nem que ele está em "algum lugar do passado". Sonhos, linda, são pele; são ossos, são artérias, são órgãos, são fluídos corpóreos. Os sonhos nos habitam. Habitam nossa alma e só querem uma única coisa de nós: A materialização

Portanto, querida, o sonho jamais se conformará em estar num "segundo plano", pois que é parte fundamental de nossa vida. Nasce no nosso coração, cresce na nossa cabeça e salta pela nossa pele, por nossos olhos e boca.

Você escreve muito, muito bem. Tem realmente tudo para se tornar uma colunista e/ou escritora. Claro, precisa trabalhar, ganhar dindim... Mas isso não pode jamais impedir que seus sonhos se realizem. Quando os sonhos começam a morrer dentro nós, assassinados pela falta de oportunidade que não demos a eles, morremos também. Nos tornamos tristes, pessimistas, rancorosos, doentes...

Estude, estude muito. Leia tudo que vc puder ler. Analise os estilos. Estude estilística, análise do discurso, oratória... Leia os clássicos Cícero, Homero, Platão...

Comece imediatamente a dar asas aos seus sonhos e eles irão lhe levar à realização pessoal e quiçá, profissional.

Conte comigo,

Fernando Casaes

Fabi T. disse...

Fernando, obrigada. Fico feliz demais por ter gostado do que escrevo, pois conheci o seu trabalho e passei a admirá-lo. Cada palavra sua foi incentivo a minha escrita, ao meu sonho e a tudo que acredito. Conto contigo, sim. E você, conte comigo também.

Pequena disse...

Nem tenho muito o que dizer. Você sabe que é capaz, só falta motivação que a faça correr atrás desse sonho. Estude. Faça sua faculdade. Você será uma ótima colunista. Estarei ao seu lado te apoiando em tudo.