domingo, 16 de agosto de 2009

Culta?


Debaixo daquele telhadinho, na rua, esperando a chuva passar, esbarram um homem novo, bonito e vestido de terno. Uma mulher mais velha, com curvas aparentes e vários livros sobre as mãos. E uma menina bem jovem, com óculos auxiliando a visão, segurando balões de gás vermelhos nas mãos. O homem e a mulher se põem a conversar sobre ser culto, um deles diz:

- Eu sou culta, porque entendo muito bem do português.

O outro retruca:

- Eu sou culto, porque leio muito, dos melhores livros.

Então, olham pra menina encolhida no canto e um deles pergunta:

- E você, menininha, porque é culta?

Ela olha para os dois e responde despretensiosamente:

- Porque vocês falam do que é ser culto, falam de literatura, de sociedade, mas não falam do principal. Eu, com toda minha juventude e ignorância, sem ler ou mesmo sem entender do português. Escrevo muito mais bonito, porque eu sei falar de sentimento, e vocês, sabem?

Um silêncio enorme gira em torno daqueles três. A chuva passa, restando só os chuviscos e as poças de água pelos cantos da rua. E a menina segue andando sabe-se lá pra onde, com seus passinhos pequenos, os balões nas mãos, cantando qualquer canção boba com aquele sorriso de arco-íris no rosto.

Eu rabisco o sol que a chuva apagou... (♪)

3 comentários:

Anônimo disse...

O bom escritor não é aquele que restringe-se à leituras para dar vida aos seus escritos. O bom escritor é aquele que tem criatividade e inteligência suficientes para divagar sobre um determinado tema de maneira concisa e coerente, apenas com conhecimento empírico.

Carolina disse...

Menina, que lindo esse texto!
Você falou e disse, saber falar de sentimentos é muito mais difícil do que qualquer Dostoievski da vida.
Beiiijo

Raíssa B. disse...

Para escrever, ao meu ver, basta sentir...
E a sua sensibilidade, Fabi, transborda!!
Prazer ;)
Beijos... que inspiração não lhe falte!!!